Yoga

Yoga Integrativa

Uma Jornada Multidimensional

Yoga é muito mais do que uma prática de ásanas, ela envolve todo o seu ser. É restaurativa, regenerativa, calmante e energizante, conectiva e evolutiva.

Yoga é um conjunto de técnicas que visam o equilíbrio do indivíduo para que ele possa descobrir-se como Ser completo.
É a descoberta deste Ser completo, adequado em si mesmo, que não depende de situações para ser feliz.
Descobrir que existe uma busca fundamental por detrás dos vários desejos é a maturidade espiritual. É o despertar para o objetivo maior da vida, o conhecimento do Ser pleno que você é.

Kátia Erbiste é praticante há 22 anos, e dedica-se ao ensino prático e teórico do Yoga há 16 anos. Seu estudo está voltado para o corpo multidimensional, que envolve o corpo físico, energético, mental, emocional, intuitivo e espiritual.

Sobre meu propósito de vida como Yogini (praticante de yoga mulher)

Ao longo de muitos anos praticando, observei muitas pessoas que praticavam também, e notei a necessidade de uma exploração profunda e mais consciente de si mesmo. O que mais se via, eram movimentos ensaiados, automáticos e sem essa exploração mais aprofundada de si mesmo.

Vejo que a cada dia estamos diferentes, que a cada instante temos que observar o que ocorre de novo e vivo em nós apreciando profundamente a vida como ela se apresenta dentro e fora de nós. A cada dia se faz necessário reconhecer algo novo e acolher as diferentes experiências e sentimentos expostos com a luz do entendimento.

Então, com base nessas observações, estudei mais a fundo o corpo emocional, buscando entender o reflexo bioquímico imediato, fruto dos pensamentos  e que ao longo de um dia pode gerar milhares de pensamentos diferentes e consequentemente respostas químicas imediatas no organismo, boas ou não.

Considerando a neurociência e suas pesquisas assertivas sobre essa faceta do corpo multidimensional, estudei a fisiologia do ásana, e pude experimentar mais a fundo o bem estar e a regulação hormonal com base na equalização do mecanismo mental, como o mecanismo de luta e fuga da mente manas, que no Yoga chamamos assim, essa mente do dia a dia, que possui respostas imediatas e a praticidade da organização de tarefas, mas que ao mesmo tempo pode tornar o comportamental um abismo cada vez maior entre o Ter e o Ser, entre o Eu individual e o Eu Real.

É aqui que chegamos à questão fundamental, pois certamente desejamos unificar, clarificar a consciência e nos libertarmos de padrões repetitivos, sentimentos ensaiados e recorrentes que espelham a nossa saúde mental e hormonal.

Queremos sim unificar, integrar a consciência, compreender a luz e a sombra, essa província repleta de eus e emoções, para viver a ampla consciência, o Eu puro co-criativo reativando e unificando as facetas desse corpo multidimensional que traduz todas as possibilidades nesta dimensão material com base numa inteligência ampla que já possuímos.

O Yoga trabalha como um guia que nos conduz de volta à porta da consciência amplificada, que equilibra mente manas e budhi*, que no Yoga dizemos que se trata da *mente intuitiva, ligado ao lado direito do cérebro, capaz de investir nessa inteligência co-criativa e repleta de possibilidades!

Os ásanas, posturas psicofísicas do Yoga nos ajudam não só a equilibrar a nossa estrutura física, mas sobretudo, nos liga com as percepções imediatas dentro de um desafio em cada postura, trazendo à tona pensamentos e sensações correspondentes às posturas. Se procurarmos apenas observar a tudo que vivenciamos dentro da postura, conseguiremos nos tornar ainda mais conscientes desse mecanismo corpo mente, e assim ativaremos essa capacidade que temos e compreendemos  o quanto podemos alcançar e explorar através do próprio corpo.

Observemos a respiração atentamente e todas as outras reações comportamentais. Naturalmente a agitação, o sono, a raiva, o desânimo, a fuga, a luta, a paz, o passado, o futuro, estarão presentes aí. Mas o que podemos fazer? Dentro da postura, tudo virá, o que podemos fazer é, SER, isso mesmo, seja, aqui e agora o observador amoroso de tudo isso, coloque-se ativamente neste ásana, nesta posição, na posição de testemunha e considere a respiração a sua porta de entrada para uma jornada transformadora.

Um dos Niyamas do Yoga, valores fundamentais que você deve observar em si mesmo é Santosha, contentamento, e dentro deste contexto, a postura de um praticante é através da arte de estar aqui e agora na ação, descobrir o que é realmente ser grato(a), estar pleno(a), contentar-se com estas oscilações mentais que através dessa atitude poderão passar e aos poucos se transformar em algo mais sutil, cada vez mais límpido como uma água suja que vai decantando, tornando mais clara a visão e o entendimento de tudo que chega.

Desta forma a questão levantada em pesquisas sobre os benefícios que recebemos através de atitudes conscientes e ligadas ao bem-estar, produzindo e alimentando bons pensamentos e sentimentos nos faz reverenciar cada vez mais a prática diária da auto-observação, das técnicas do Yoga como um guia completo, entendendo que depende de cada um se aprofundar para reconhecer ainda mais a sua luz interior.

Assim tenho me dedicado ao estudo do Yoga Hormonal, experimentando em mim e vendo também benefícios em quem vem praticando. Todo o trabalho consiste em preservar a tradicional diretriz empregada pelos yogues da antiguidade, com um toque especial que é a necessidade de reorganizar o campo emocional, muito abalado atualmente em razão da movimentação e demandas do cotidiano.

Aqui neste site vou comentar bastante e compartilharei um pouco mais dessa ótica do Yoga capaz de nutrir todas as facetas adequadamente para um vida mais leve e mais luminosa. Homens e mulheres são beneficiados com as práticas de Yoga Hormonal, Integrativa e restaurativa. Sejam todos bem vind@s! Namastê!

Kátia Erbiste

Aulas presenciais semanalmente em Nova Friburgo RJ
Casa do Reiki

Mais detalhes entre em contato conosco!

Yoga Hormonal

Yoga Hormonal para a saúde da Mulher é um método com base no conhecimento milenar do Yoga direcionado à  regulação do sistema glandular.

A prática oferece diversos benefícios e auxilia a mulher em sua jornada, percebendo cada fase como um meio de auto reconhecimento e valorização de sua essência feminina. Kátia Erbiste é praticante há 22 anos e instrutora de Yoga há 16 anos.

Desenvolveu ao longo de 8 anos de estudos voltados para a saúde feminina, um manual prático para a saúde da mulher. Ela oferece retiros e aulas com séries chaves para a continuidade da prática.

Aqui neste site, em nosso blog, você terá acesso a dicas preciosas para manter uma qualidade de vida utilizando as ferramentas do Yoga Hormonal.

Kátia atualmente oferece retiros em algumas cidades brasileiras e workshops de Yoga Hormonal para praticantes e professores de Yoga.

Atua em Nova Friburgo ,  ela dará aulão de Yoga no espaço Viva em janeiro de 2019, informações acesse o nosso contato.

Faça nossas aulas!

Yoga para Gestantes

KAMOMILLAS, todos os Direitos Reservados 2017